Ferramenta para análise de material multimídia dos cibermeios
Desenvolvida por Tattiana Teixeira, a partir das pesquisas realizadas pelo NUPEJOC – Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico.
Parte I – Identificação do cibermeio
nome do cibermeio: ______________________
características:
ano de fundação: ______________________
alcance da cobertura (nacional; estadual; municipal; internacional): _____________
grupo ao qual pertence (se aplicável): __________________________
posição no mercado (se aplicável): ____________________________
Parte II – Análise do objeto
3. O veículo conta com um menu (seção) exclusivo para o armazenamento de material multimídia ?
( ) sim 2. ( ) não
4. Se sim, que nome este menu recebe ? _____________________
5. Se não, como este material pode ser acessado, a partir da página inicial ? Há menus específicos ? Como são denominados ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Que tipo de material o veículo disponibiliza para seus leitores nesta (s) seção (ões) específica (s) (para a análise a seguir, considere apenas o material publicado nos últimos dois meses) ?
( ) áudio (podcast) – quantos ? _______
( ) mash up – quantos ? ____________
( ) vídeo – quantos ? ______________
( ) newsgame – quantos ? __________
( ) galeria de fotos sem áudio – quantas ? _____________
( ) galeria de fotos com áudio – quantas ? _____________
( ) infográficos
( ) de segunda geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) __________
( ) de terceira geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) _________
( ) de quarta geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) _________
7. Para cada um dos itens abaixo elencados, indique se a produção é :
7.1.áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.2. mash up ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.3. vídeo ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.4. newsgame ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.5. galeria de fotos sem áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.6. galeria de fotos com áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.7. infográficos ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
No caso dos infográficos de terceira geração que recursos podem ser encontrados em cada um deles ?
a. ( ) vídeo ? Quantos % usam tal recurso ? _________
b. ( ) áudio ? Quantos % usam tal recurso ? _________
c. ( ) mapa ? Quantos % usam tal recurso ? __________
d. ( ) animações ? Quantos % usam tal recurso ? _________
e. ( ) fotos ? Quantos % usam tal recurso ? _____________
f. ( ) ilustrações ? Quantos % usam tal recurso ? ____________
Quantos % usam mais de dois dos recursos citados acima ao mesmo tempo ? ____________
9. Na data analisada, o material descrito no item 6.0 estava, especificamente na página inicial:
( ) acompanhando uma notícia ou reportagem ? Quantos % __________
( ) oferecido de modo independente, com destaque ? Quantos % __________
( ) oferecido de modo independente, sem destaque ? Quantos % __________
( ) não estava disponível.
10. No caso daquele material que acompanha uma notícia ou reportagem:
10.1.quais eram ?
a. ( ) áudio (podcats) – quantos ? _____
b. ( ) mash up – quantos ? ________
c. ( ) vídeo – quantos ? ___________
d. ( ) newsgame – quantos ? ________
e. ( ) galeria de fotos (com e sem áudio) – quantos ? _________
f. ( ) infográfico – quantos ? _________________________
10.2. eles repetem a informação que se encontra no corpo da matéria ?
1. ( ) sim – quantos %_____ 2. ( ) não quantos % ____________
10.3. eles são autônomos em termos de sentido ? Isto é, podem ser compreendidos independentemente da matéria jornalística que acompanham ?
1.( ) sim – quantos %_________ 2. ( ) não – quantos % ____________
10.4. em relação a esta independência enunciativa, qual o recurso que mais se mostrou autônomo (em números percentuais) ?
a. ( ) áudio (podcats) – quantos ? _____
b. ( ) mash up – quantos ? ________
c. ( ) vídeo – quantos ? ___________
d. ( ) newsgame – quantos ? ________
e. ( ) galeria de fotos (com e sem áudio) – quantos ? _________
f. ( ) infográfico – quantos ? _________________________
10.5. em termos de editoria/temas, em qual das indicadas a seguir estes recursos costumam ser mais utilizados ?
a. ( ) geral - %_______
b. ( ) política - % ___________
c. ( ) economia - % __________
d. ( ) ciência e tecnologia - % ___________
e. ( ) saúde e bem estar - % _____________
f. ( ) cultura - % _______________
g. ( ) internacional - % _____________
h.( ) outras – % ________________
Desenvolvida por Tattiana Teixeira, a partir das pesquisas realizadas pelo NUPEJOC – Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico.
Parte I – Identificação do cibermeio
nome do cibermeio: ______________________
características:
ano de fundação: ______________________
alcance da cobertura (nacional; estadual; municipal; internacional): _____________
grupo ao qual pertence (se aplicável): __________________________
posição no mercado (se aplicável): ____________________________
Parte II – Análise do objeto
3. O veículo conta com um menu (seção) exclusivo para o armazenamento de material multimídia ?
( ) sim 2. ( ) não
4. Se sim, que nome este menu recebe ? _____________________
5. Se não, como este material pode ser acessado, a partir da página inicial ? Há menus específicos ? Como são denominados ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Que tipo de material o veículo disponibiliza para seus leitores nesta (s) seção (ões) específica (s) (para a análise a seguir, considere apenas o material publicado nos últimos dois meses) ?
( ) áudio (podcast) – quantos ? _______
( ) mash up – quantos ? ____________
( ) vídeo – quantos ? ______________
( ) newsgame – quantos ? __________
( ) galeria de fotos sem áudio – quantas ? _____________
( ) galeria de fotos com áudio – quantas ? _____________
( ) infográficos
( ) de segunda geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) __________
( ) de terceira geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) _________
( ) de quarta geração – quantos (indicar nº. absoluto e percentagem ) _________
7. Para cada um dos itens abaixo elencados, indique se a produção é :
7.1.áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.2. mash up ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.3. vídeo ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.4. newsgame ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.5. galeria de fotos sem áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.6. galeria de fotos com áudio ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
7.7. infográficos ( ) própria ( ) de agência ( ) do mesmo grupo ( ) sem identificação
No caso dos infográficos de terceira geração que recursos podem ser encontrados em cada um deles ?
a. ( ) vídeo ? Quantos % usam tal recurso ? _________
b. ( ) áudio ? Quantos % usam tal recurso ? _________
c. ( ) mapa ? Quantos % usam tal recurso ? __________
d. ( ) animações ? Quantos % usam tal recurso ? _________
e. ( ) fotos ? Quantos % usam tal recurso ? _____________
f. ( ) ilustrações ? Quantos % usam tal recurso ? ____________
Quantos % usam mais de dois dos recursos citados acima ao mesmo tempo ? ____________
9. Na data analisada, o material descrito no item 6.0 estava, especificamente na página inicial:
( ) acompanhando uma notícia ou reportagem ? Quantos % __________
( ) oferecido de modo independente, com destaque ? Quantos % __________
( ) oferecido de modo independente, sem destaque ? Quantos % __________
( ) não estava disponível.
10. No caso daquele material que acompanha uma notícia ou reportagem:
10.1.quais eram ?
a. ( ) áudio (podcats) – quantos ? _____
b. ( ) mash up – quantos ? ________
c. ( ) vídeo – quantos ? ___________
d. ( ) newsgame – quantos ? ________
e. ( ) galeria de fotos (com e sem áudio) – quantos ? _________
f. ( ) infográfico – quantos ? _________________________
10.2. eles repetem a informação que se encontra no corpo da matéria ?
1. ( ) sim – quantos %_____ 2. ( ) não quantos % ____________
10.3. eles são autônomos em termos de sentido ? Isto é, podem ser compreendidos independentemente da matéria jornalística que acompanham ?
1.( ) sim – quantos %_________ 2. ( ) não – quantos % ____________
10.4. em relação a esta independência enunciativa, qual o recurso que mais se mostrou autônomo (em números percentuais) ?
a. ( ) áudio (podcats) – quantos ? _____
b. ( ) mash up – quantos ? ________
c. ( ) vídeo – quantos ? ___________
d. ( ) newsgame – quantos ? ________
e. ( ) galeria de fotos (com e sem áudio) – quantos ? _________
f. ( ) infográfico – quantos ? _________________________
10.5. em termos de editoria/temas, em qual das indicadas a seguir estes recursos costumam ser mais utilizados ?
a. ( ) geral - %_______
b. ( ) política - % ___________
c. ( ) economia - % __________
d. ( ) ciência e tecnologia - % ___________
e. ( ) saúde e bem estar - % _____________
f. ( ) cultura - % _______________
g. ( ) internacional - % _____________
h.( ) outras – % ________________
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home